SC: SEF realiza Operação Amigo Oculto que irá fiscalizar 2.500 varejistas em 45 cidades do estado

04/12/2015

A Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEF/SC) realiza nos dias 2 e 3 de dezembro a operação Amigo Oculto, a maior ação fiscal presencial feita pela SEF até o momento. O trabalho é coordenado pelo Grupo Especialista Setorial de Automação Comercial (GESAC) com apoio das Gerências Regionais da Fazenda.

A ação será executada por 240 auditores fiscais em 45 cidades do estado barriga-verde, e fiscalizará 2.500 varejistas nos principais shoppings e ruas.

Segundo o secretário da fazenda, Antonio Gavazzoni:

A meta é bastante ousada, mas o fisco catarinense está mobilizado para garantir que todos os contribuintes cumpram com suas obrigações fiscais. É uma questão de justiça fiscal com quem paga os impostos em dia.

 

Durante a operação serão verificadas a regularidade dos equipamentos e aplicativos de controle de vendas (impressoras fiscais, programas aplicativos fiscais (PAF) e máquinas de cartão de crédito e débito), e controle sobre as irregularidades identificadas nas últimas operações.

“Muitas vezes o contribuinte é notificado, intimado a regularizar sua situação, e ainda assim identificamos que a situação não se modificou. Neste caso, ele torna-se reincidente e pode ser desenquadrado do Simples Nacional, além de ter a multa elevada”, afirma Rogério de Mello, auditor fiscal do GESAC.

Combate à sonegação

A operação Amigo Oculto é parte do esforço de fiscalização e controle de todos os setores econômicos de Santa Catarina. O trabalho é feito por Grupos Especialistas Setoriais, que buscam maximizar a arrecadação tributária por meio de operações estruturadas e focadas em possíveis indícios da ocorrência de fraudes e sonegação fiscal. Em 2015 já foram realizadas mais de 250 operações de fiscalização, que contribuíram significativamente para a manutenção da arrecadação do ICMS de Santa Catarina. (Com informações da SEF/SC

Fonte: Tributário Net

Mais notícias