Artigos A importância de ter uma cultura do feedback e 5 dicas para implementa-la
A importância de ter uma cultura do feedback e 5 dicas para implementa-la

Garantir a motivação dos  colaboradores é essencial para o bom funcionamento de qualquer empresa, e para isso priorizar o diálogo dentro das organizações é importante.  Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as atividades do dia a dia dentro de uma empresa estão cada vez mais exigentes. Assim, incentivar os colaboradores é fundamental para garantir que os melhores resultados possíveis sejam atingidos

É aí que a cultura do feedback entra, através de críticas construtivas, baseadas em avaliações de desempenho é possível otimizar a performance dos profissionais e acompanhar de perto a evolução de cada um dos colaboradores.

 Quer entender melhor como funciona esse exercício no gerenciamento dos seus negócios? Então, continue a leitura e descubra as vantagens que podem ser agregadas aos profissionais e à sua empresa com a cultura do feedback.

O que é a Cultura do Feedback?

A cultura do feedback na empresa busca estimular um ambiente aberto ao diálogo, onde existe o hábito de conversar sobre como está a performance do colaborador, tanto em relação às suas entregas quanto ao comportamento, pontos de melhoria e pontos positivos.

Isso ajuda a construir um ambiente saudável, onde os colaboradores têm a liberdade para falar sobre a sua vivência e através de feedback conseguem evoluir profissionalmente, transformando o ambiente corporativo em um lugar cada vez melhor para trabalhar e ajudando na  motivação para busca dos melhores resultados.

A periodicidade dos feedbacks também são de extrema importância, ajudando a estruturar a equipe e a estimular a evolução de cada colaborador. Além disso, é uma ótima forma para os gestores assimilarem as dificuldades que a equipe encontra no dia a dia.

Vantagens do feedback: por que incorporar o método na sua empresa?

Para um gestor é muito importante saber qual a percepção de cada um sobre o ambiente de trabalho, pois assim é mais fácil traçar estratégias para ter uma equipe mais motivada e ajudar no seu desenvolvimento. Abaixo, listamos mais algumas vantagens dessa prática. Acompanhe!

Equipes mais colaborativas

O feedback ajuda na interação e cuidado entre a equipe. Quando todos se sentem  mais seguros e confiantes a cooperação com o trabalho do próximo fica mais fácil. A troca de opiniões e ideias ficam mais fomentadas, mesmo em um projeto que já esteja em andamento. Os gestores também devem fazer parte dessa rede de colaboração.

Comunicação

Em um espaço livre para troca de opiniões construtivas, fofocas, ruídos e desentendimentos são reduzidos ou eliminados. Diversos conflitos tendem a ser minimizados e a empresa só tem a ganhar.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre cultura organizacional

Evolução dos colaboradores

Em geral, os funcionários se sentem apoiados quando têm seu trabalho avaliado, contribuindo com a evolução pessoal de cada um, e consequentemente, com a evolução da equipe e da empresa.

Claro que a interpretação do feedback vai depender do nível de profissionalismo de cada um, mas, no geral, mesmo as críticas negativas devem ser colocadas de maneira a contribuir com o desenvolvimento do colaborador. Além disso, tudo é uma adaptação, é importante desde o começo ter claro que o feedback é uma forma de apoio ao trabalho e de orientação, buscando sempre uma melhora e uma melhor forma de encarar as dificuldades.

Como implantar o feedback na empresa?

Implantar a cultura de feedback é algo demorado, em um processo que pode não ser tão simples, mas que traz resultado a longo prazo, como dito anteriormente. 

Alguns profissionais poderão se sentir incomodados no início, por isso, a cultura de feedback deve ser implantada seguindo algumas etapas. Veja a seguir 5 passos ideais para implantar a cultura de feedback na empresa!

1. Crie um ambiente adequado

O profissional precisa se sentir seguro e confortável para compreender que essa prática é positiva. Logo, conheça a sua equipe, observe os pontos fortes e pontos de melhoria, suas necessidades e anseios, o que os motiva no dia a dia, entre outras características, dessa forma, fica mais fácil fazer uma abordagem assertiva e agradável.

2. Seja empático e construtivo

Ser empático ao expor o projeto é essencial, o principal ponto do feedback é esse, que seja construtivo, por isso o seu processo de implantação tem que ser também. O profissional precisa se sentir valorizado e notar que as suas dificuldades são vistas como oportunidade de progresso pela companhia, e não como fraquezas.

3. Faça elogios

Os elogios são fundamentais para o bom andamento do feedback na empresa, afinal, os colaboradores são os principais responsáveis pelos sucessos que a corporação já conquistou, logo, nada mais justo do que reconhecer suas qualidades antes de cobrar melhorias.

4. Faça do feedback uma prática constante

As avaliações e conversas devem ser regulares, para assim os colaboradores entenderem como funciona a prática e já se sentirão mais motivados. O feedback deve funcionar com metas e fazer parte do cotidiano da empresa, para que não se torne algo esporádico.

5. Esteja aberto para receber o feedback do profissional

O profissional deve, também,  ter a sua oportunidade de falar sobre os pontos fortes e fracos que identifica na corporação. Logo, saiba ouvir e considere, sinceramente, o que o funcionário tem a dizer. 

Dessa forma, a empresa pode aprimorar cada vez mais suas práticas, afinal, o colaborador pode apontar questões que não estavam sendo observadas pelos gestores antes.

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