Inúmeras foram as transformações que os processos de trabalho passaram ao longo dos anos, se antes nem se pensava em trabalho além do presencial, hoje várias são as possibilidades do mercado de trabalho. Um estudo realizado pela IDC Brasil em parceria com o Google, aponta que 56% dos profissionais trabalham de forma híbrida, 19% de home office e 25% presencialmente. A forma híbrida, pela sua flexibilidade, atrai os colaboradores, que buscam mais comodidade e liberdade para conciliar suas rotinas pessoais e profissionais.
Esse novo cenário acende um sinal de alerta no setor de Recursos Humanos, afinal, com esses novos formatos é preciso adaptar os processos do trabalho híbrido e gestão de ponto.
Neste artigo, mostramos como a tecnologia pode ajudar no controle da jornada de trabalho. Aproveite a leitura!
O que é o modelo de trabalho híbrido?
O modelo híbrido consiste numa abordagem mais flexível, que concilia o modelo presencial e online. Ou seja, ele permite que o profissional trabalhe alguns dias no escritório e o restante da semana em casa.
A rotina pode ser preestabelecida em um acordo entre o gestor e o colaborador. Dessa forma, é possível definir quais as datas é preciso comparecer à sede da organização, nos outros dias o profissional tem a liberdade de definir sua horários e local de trabalho.
Ao todo, existem três formatos de trabalho híbrido:
Flexível: O profissional tem a liberdade de escolher sua rotina e local de trabalho.
Fixo: A empresa estabelece previamente os dias que o colaborador precisa comparecer na sede, nos outros dias ele pode escolher se trabalha de casa ou de qualquer outro lugar, como um coworking.
Remoto: O profissional pode exercer suas funções sem comparecer ao escritório. No entanto, o gestor pode solicitar sua presença, eventualmente, para fazer alinhamentos importantes.
Por ser um modelo flexível, os acordos em relação a gestão de ponto precisam ser preestabelecidos por contrato, assim é possível evitar problemas e dores de cabeça no futuro.
4 vantagens do trabalho híbrido
O trabalho híbrido é uma combinação do melhor de dois formatos: o presencial e o remoto. Desse modo, os profissionais possuem uma maior liberdade para conciliar suas rotinas e manter a produtividade.
Diante do cenário atual, a modalidade vem ganhando cada vez mais espaço e, além da flexibilidade, oferece outras vantagens:
Aumenta a adesão de novos colaboradores: O estudo conduzido pelo Google aponta que 65% dos profissionais que estão no formato presencial mudariam de emprego para ter um trabalho híbrido.
Reduz custos: Dados da Global Workplace Analytics mostram que as companhias podem economizar até 11 mil dólares por colaborador neste formato. Com a diminuição de pessoas na sede diminui os gastos com luz, água, internet, materiais de escritório e até mesmo manutenção de equipamentos.
Aumenta a produtividade: Uma pesquisa recente da Microsoft aponta que 80% dos trabalhadores se sentem mais produtivos no modelo híbrido. Isso porque a modalidade permite que os colaboradores definem seus horários, considerando sua rotina pessoal e estilo de vida.
Maior colaboração: O formato torna a troca de experiências mais dinâmica e flexível. Isso porque, além dos canais de comunicação usuais, como os e-mails corporativos, o time, geralmente, se conecta em um escritório virtual com apps de mensagem, plataformas de vídeo chamadas, entre outros.
Apesar das diversas vantagens, é preciso se adaptar a essas mudanças, principalmente no que se refere a marcação de ponto. Por isso, o RH precisa buscar maneiras de se adequar ao trabalho híbrido e gestão de ponto, para manter o compliance trabalhista.
Trabalho híbrido e gestão de ponto: como conciliar?
O trabalho híbrido pode trazer alguns desafios para a área de recursos humanos, isso porque nos dias em que o profissional está em home office, ele não pode “bater ponto” na empresa. Portanto, é preciso adotar estratégias específicas para o trabalho híbrido e gestão do ponto das equipes.
Por meio de um software de ponto eletrônico, a empresa consegue efetuar a gestão das horas de trabalho de modo rápido e eficiente, já que a ferramenta armazena e centraliza as informações de entrada e saída em um só lugar.
Além disso, o sistema de registro de ponto eletrônico traz mais comodidade para a gestão das diferentes modalidades de serviço. Na prática, o colaborador pode instalar o aplicativo em seu smartphone e efetuar sozinho a marcação da jornada de trabalho.
Sendo assim, tanto o pessoal que está no escritório quanto os que trabalham de casa podem “bater o ponto” com auxílio do aplicativo, utilizando o mesmo sistema para registrar as entradas e saídas. Ou seja, o colaborador não precisa mais se deslocar até o relógio ponto da empresa para registrar seus horários. Basta apenas acessar o aplicativo e efetuar o registro de entrada, saída e seus intervalos. Isso traz mais comodidade, reduz as chances de marcações erradas.
E o que diz a lei sobre o trabalho híbrido e gestão de ponto?
Diferente do home office, o trabalho híbrido ainda não é regulamentado pela legislação trabalhista no Brasil. Isso não quer dizer que ele não possa ser praticado, pelo contrário, é possível, sim, adotar esta modalidade.
Nesse caso, a gestão de ponto no trabalho híbrido por meio de softwares é permitida e regulamentada pela Portaria 671, que prevê uma série de mudanças nas relações de trabalho do país. São três os tipos de registro de ponto que podem ser usados:
Registro de Ponto Convencional (REP-C);
Registro de Ponto Alternativo (REP-A);
Registro de Ponto por Programa (REP-P).
Além disso, os documentos de folha ponto precisam ser assinados eletronicamente, permanecendo disponíveis para acesso dos colaboradores, mesmo sem solicitação prévia.
Conclusão
De modo simples, a gestão de ponto por meio de um sistema digital facilita o controle da jornada de trabalho das equipes que exercem suas funções de forma híbrida.
A tecnologia auxilia, inclusive, a manter o compliance com a legislação trabalhista, uma vez que a lei exige o controle da jornada de trabalho para empresas com mais de 20 profissionais. Além disso, o cálculo de horas extras é mais rápido, já que o software contabiliza o tempo automaticamente. Dessa forma, o RH ganha mais produtividade e elimina as chances de erros, comuns nas entradas manuais de gestão de ponto.