Como sabemos, empreender no Brasil não é uma tarefa fácil, já que nosso país apresenta um dos regimes tributários mais complexos do mundo.
E devido a essa complexidade é preciso estar atento para todas as possibilidades que possam simplificar esses processos.
Uma dessas formas de simplificação é a inteligência tributária, que pode gerar uma grande economia de tempo e recursos para o seu negócio.
Assim, pensando nas vantagens que uma organização em torno dos tributos pode oferecer, pedimos a nossos especialistas para elaborar este artigo com dicas de como melhorar a gestão tributária com a integração dos regimes especiais.
Desejamos a você, então, uma boa leitura!
O que é a inteligência tributária?
Como dissemos na introdução deste artigo, o Brasil é reconhecidamente um dos países mais complexos do mundo quando se trata de seu regime tributário. Isso é observado, por exemplo, no fato de que nosso país cria em média 46 novas regras de tributação a cada dia útil.
Por isso, é preciso encontrar formas que tornem o processo um pouco mais simples, e a inteligência tributária tem um papel muito importante nisso, com ela, é possível reunir tecnologias que otimizem a gestão do recolhimento de impostos.
Leia também: Planejamento tributário para pequenas e médias empresas: dicas essenciais para o sucesso.
Por que a inteligência tributária é importante para a sua empresa
Em meio a burocracia existente nos processos de tributação brasileiros, há um ponto positivo: essas regras visam, em geral, criar benefícios fiscais para apoiar empresas de vários portes e áreas de atuação.
E, por isso, é importante estar atento à promulgação de novas leis que possam oferecer benefícios fiscais à sua empresa. A inteligência tributária é necessária, então, porque oferece um conjunto de ferramentas que permite uma análise mais eficiente do sistema tributário brasileiro.
Por meio dessa análise, uma empresa pode encontrar formas de economizar muito tempo e dinheiro pelo caminho.
As ferramentas oferecidas por um serviço de inteligência tributária também contribuem para as empresas conseguirem evitar que erros sejam cometidos em suas operações.
Assim, há uma menor incidência de multas e processos menos burocráticos. A inteligência tributária também permite um controle maior de todos os procedimentos que envolvem o setor financeiro de uma empresa, como:
- Emissão de notas fiscais;
- As entradas e saídas de produtos;
- Controle do pagamento de impostos;
- Cumprimento de obrigações acessórias, dentre outros.
Agora que você já conhece o papel da Inteligência Tributária para melhorar a gestão tributária, confira como implementar esta metodologia em sua empresa.
Como melhorar a gestão tributária com a integração dos regimes especiais
Agora que já passamos pela definição de inteligência tributária e sua importância para as empresas, falaremos brevemente sobre os regimes especiais e como melhorar a gestão tributária com a integração destes regimes para poder contribuir com a sua empresa. Acompanhe conosco!
Antes de mais nada, é preciso saber que regimes especiais são uma forma diferente de tributação que podem ser aplicados a empresas de diferentes ramos e portes.
A responsabilidade por essa adequação é da Secretaria de Estado da Fazenda e o objetivo principal é oferecer incentivos fiscais para essas empresas.
Alguns dos objetivos são, então, reduzir a carga tributária ou estender os prazos de pagamento, por exemplo, para que essas empresas possam se desenvolver melhor.
Como a inteligência tributária pode favorecer a integração dos regimes especiais
Após conhecer melhor as vantagens da inteligência tributária e dos regimes especiais, falaremos sobre como essas duas possibilidades se complementam.
Essa complementação acontece por meio da identificação de possibilidades proporcionada pela inteligência tributária.
Ou seja, com as ferramentas que essa inteligência tributária dispõem aos gestores, é possível identificar de maneira rápida e fácil possibilidades de garantir isenções fiscais.
Hoje é possível encontrar até mesmo o uso de inteligência artificial para que se possa encontrar essas possibilidades de economia fiscal.
Por isso, se você busca maneiras de aumentar a eficiência na identificação de possibilidades fiscais, mãos à obra! A inteligência tributária é fundamental para quem quer utilizar as ferramentas mais modernas nos processos internos de sua empresa.
Saiba que você pode contar com o apoio da equipe de especialistas da Mainhardt!
Agora que você sabe o que é a inteligência tributária e como ela pode contribuir para o gerenciamento e a integração de regimes especiais na sua empresa, conte com o apoio e conheça as soluções da Mainhardt Contabilidade.
Somos uma empresa com mais de 50 anos de atuação no mercado contábil e prestamos serviços de BPO Contábil e Fiscal e Folha de Pagamento, entre muitos outros.
Entre em contato conosco e converse com nossa equipe! E, se nosso artigo lhe foi útil, visite nosso blog e conheça outros textos sobre temas importantes do mercado contábil.
Siga também a Mainhardt Contabilidade nas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece por aqui!
Leia também: Entenda o que é, e qual a importância da assessoria tributária!