Em meio às avaliações de um negócio, algumas ferramentas são interessantes para que se consiga entender a situação de um empreendimento em um determinado período de seu funcionamento.
Para quem gerencia uma empresa, essas ferramentas também contribuem para a própria administração do negócio e de seu planejamento futuro. Por isso, é muito importante entender as possibilidades oferecidas pelo mercado.
Por isso, nossos especialistas prepararam este artigo sobre índices de liquidez e tudo o que você precisa saber para gerenciar o seu negócio.
Desejamos a você, então, uma boa leitura!
O que são os índices de liquidez?
Os índices de liquidez medem a capacidade de uma empresa pagar suas dívidas, seja de curto, médio ou longo prazo. Eles são calculados a partir dos valores do ativo e do passivo circulante de uma empresa.
Para que os índices sejam utilizados de maneira correta, é preciso conhecer os dados empresariais e aplicar as ferramentas corretas para se chegar aos valores índices da empresa. O índice mais comumente utilizado é o de liquidez seca, que considera apenas os ativos líquidos da empresa.
Leia também: BPO Financeiro: 5 benefícios de se optar pela terceirização financeira para micros e pequenas empresas.
Por que os índices de liquidez são importantes?
Então, como dissemos, os índices de liquidez são importantes porque medem a capacidade de uma empresa pagar suas dívidas. É a partir de seu cálculo que muitos investidores decidem se um empreendimento vale a pena receber um aporte financeiro ou não.
Por isso, é fundamental que as empresas tenham índices de liquidez elevados, pois isso indica que elas estão em boas condições financeiras e podem pagar todos os seus compromissos.
Leia também: Planejamento tributário para pequenas e médias empresas: dicas essenciais para o sucesso.
Quais são os índices de liquidez mais utilizados no mercado?
Os índices mais utilizados pelo mercado para analisar as empresas são os de liquidez corrente e o de liquidez seca. O índice de liquidez corrente é o mais comum, e é calculado dividindo o ativo circulante pela dívida de curto prazo.
Ou seja, o índice de liquidez corrente leva em consideração os valores previstos a entrarem e saírem do caixa da empresa em um determinado período de tempo. São os recursos ativos que podem ser facilmente convertidos em dinheiro.
O índice de liquidez seca é calculado da mesma forma, mas considera apenas os ativos líquidos da empresa, como caixa e aplicações financeiras de curto prazo. Ele indica se a empresa tem recursos suficientes para pagar suas dívidas de curto prazo mesmo em emergências.
Leia também: BPO Financeiro em Blumenau-SC: entenda mais sobre os benefícios da terceirização para sua empresa.
Como usar os índices de liquidez para gerenciar o próprio negócio
Como dissemos, é muito comum encontrarmos investidores que buscam as ferramentas oferecidas pelos índices de liquidez para encontrar negócios rentáveis para seus investimentos. E o que muitos gestores devem entender é que esses índices também podem contribuir para a própria administração empresarial.
Um dos principais usos é como um indicador da saúde financeira da empresa. Ao calcular os índices de liquidez regularmente, é possível identificar se a empresa está em condições de honrar seus compromissos de curto prazo e se possui recursos suficientes para enfrentar adversidades.
Além disso, os índices de liquidez também podem ser utilizados para avaliar o desempenho financeiro da empresa em relação a períodos anteriores ou em comparação com empresas concorrentes.
Índices de liquidez para contribuir com a tomada de decisões
Esses índices permitem também tomar decisões estratégicas para melhorar a situação financeira da empresa. Por isso, se você é um gestor, é preciso estar ciente das possibilidades que essas ferramentas oferecem à sua empresa.
E, se você tem dúvidas sobre como colocar esses ensinamentos em prática, conte com o apoio de uma consultoria especializada. Com a ajuda certa, sua empresa estará muito mais segura no mercado!
Leia também: Como a contabilidade gerencial pode ajudar no controle do financeiro.
Saiba que você pode contar com o apoio da equipe de especialistas da Mainhardt
Agora que você sabe o que são os índices de liquidez e como eles podem contribuir para a administração da sua empresa, conte com o apoio e conheça as soluções da Mainhardt Contabilidade.
Somos uma empresa com mais de 50 anos de atuação no mercado contábil e prestamos serviços de BPO Contábil e Fiscal e Folha de Pagamento, entre muitos outros.
Entre em contato conosco e converse com nossa equipe!
E, se nosso artigo lhe foi útil, visite nosso blog e conheça outros textos sobre temas importantes do mercado contábil. Siga também a Mainhardt Contabilidade nas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece por aqui!
Leia também: BPO Contábil em Blumenau-SC: Conheça as possibilidades da Terceirização Contábil.