Planejamento tributário para pequenas e médias empresas: dicas essenciais para o sucessoO planejamento tributário é uma ferramenta importante para gestores que querem ter um controle maior sobre o próprio negócio. Por meio desse controle maior é que um bom planejamento oferece, entre outros benefícios, a vantagem de uma economia financeira significativa.
Assim, tendo em vista a importância desse tipo de planejamento, pedimos a nossos especialistas que preparassem um artigo com dicas essenciais para o sucesso financeiro por meio do planejamento tributário em pequenas e médias empresas.
Por isso,se você tem interesse neste assunto, acompanhe a discussão conosco. Desejamos a você, então, uma boa leitura!
O que é o planejamento tributário?
Planejamento tributário é o estudo dos enquadramentos fiscais de uma empresa com o objetivo de diminuir o recolhimento de impostos. Isto é, por meio de um planejamento tributário eficiente, uma empresa consegue reduzir o valor pago em impostos ao Estado.
O processo também é conhecido como elisão fiscal e é uma forma legal de lidar com os vários tributos envolvidos na legislação brasileira.
Em geral, um planejamento tributário é feito por profissionais da contabilidade, que, a partir de um estudo completo da situação tributária da empresa, conseguem avaliar quais impostos podem ser abatidos, amenizados ou postergados. Vamos falar mais sobre essas possibilidades a seguir.
Leia também: Contabilidade para pequenas e médias empresas em Blumenau – SC: Conheça as soluções da Mainhardt.
Qual a finalidade do planejamento tributário? Por que eu devo colocá-lo em prática?
Como dissemos, a principal finalidade de um planejamento tributário é fazer com que a empresa economize dinheiro em seu recolhimento de impostos. Porém, este não é o único benefício que um planejamento bem executado oferece à empresa.
Um bom planejamento tributário também faz com que uma empresa conheça melhor seus próprios trâmites e enquadramentos ligados ao Fisco. Com uma boa noção de seu funcionamento, é mais fácil atender a auditorias e ter um monitoramento.
Outra coisa deve ficar clara em nossa discussão: há diferentes propostas envolvidas em um planejamento deste tipo. Quer dizer, a economia financeira é possibilitada a partir de três principais possibilidades. Abaixo, vamos falar mais sobre cada uma delas. Acompanhe conosco:
Evitar a aplicação de um tributo
Levando em consideração a complexidade do sistema tributário brasileiro, é comum encontrar casos em que uma empresa, a depender de seu porte e dos produtos com que trabalha, nem deveriam recolher um determinado imposto.
Assim, um dos objetivos de um planejamento tributário é identificar quais podem ser excluídos de sua base de cálculo.
As regras de isenção oferecidas pelas prefeituras são um bom exemplo de possibilidades comuns para evitar a aplicação de um tributo.
Reduzir os valores de recolhimento
Em seguida, um procedimento muito procurado por gestores quando buscam aplicar um planejamento tributário em suas empresas é reduzir os valores de recolhimento.
Isso é feito após constatar que todas as aplicações devem necessariamente ser feitas, ou seja, após seguir o primeiro passo que discutimos acima e ter certeza de que todos os impostos estão incidindo corretamente sobre o empreendimento.
Reduzir o valor desses impostos, então, é um objetivo muito buscado em um planejamento tributário e uma boa maneira de fazer isso é aderir a incentivos fiscais oferecidos pelo Estado. Com uma boa pesquisa é possível economizar muito dinheiro.
Retardar o pagamento da obrigação
Se todos os impostos que devem ser pagos estão em ordem, e se já se buscou todas as possibilidades de reduzir os valores de recolhimento, é possível ainda retardar o pagamento da obrigação.
Esta alternativa pode ser importante para desafogar uma folha de pagamento em um determinado mês, por exemplo.
Leia também: BPO de folha de pagamento em Blumenau – SC: como a terceirização de folha de pagamento pode ajudar na redução de custos.
Planejamento tributário para pequenas e médias empresas: por que é tão importante
Depois de discutir alguns dos principais benefícios oferecidos por um planejamento tributário eficiente, chegamos a um ponto importante deste texto: por que as pequenas e médias empresas precisam ter uma atenção maior em um planejamento deste tipo.
E essa questão pode ser respondida de forma breve, já que a economia financeira é importante para qualquer empreendimento. Porém, a particularidade envolvida no caso de pequenas e médias empresas é que, muitas vezes, essas companhias estão em processo de formação e desenvolvimento.
Por isso, mãos à obra! Se você é um gestor e quer colocar em prática um planejamento tributário, não perca tempo. E, para que o processo seja ainda mais vantajoso, conte com a ajuda da Mainhardt Contabilidade!
Leia também: BPO de folha de pagamento em Joinville – SC: como a terceirização de folha de pagamento pode ajudar na redução de custos.
Saiba que você pode contar com o apoio da equipe de especialistas da Mainhardt
Agora que você conhece os benefícios de um bom planejamento tributário para pequenas e médias empresas, saiba que você pode contar com o apoio da Mainhardt Contabilidade.
Somos uma empresa com mais de 50 anos de atuação no mercado contábil. Atualmente, nosso Departamento Pessoal processa a folha de pagamento de mais de 5 mil colaboradores em diversas empresas de todos os portes e segmentos. Você pode contar com a gente para prestação de serviços de BPO Contábil, Fiscal e Folha de Pagamento.
Entre em contato conosco e tire suas dúvidas! Se você gostou deste artigo, visite nosso blog e conheça outros textos sobre temas importantes do mercado contábil. Siga também a Mainhardt Contabilidade nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui!