As decisões tomadas pelos gestores nas empresas devem, como sabemos, estar respaldadas por uma análise sólida da situação empresarial como um todo. Somente após um estudo aprofundado da conjuntura organizacional é que se pode ter certeza sobre alguma decisão.
E, em meio a essas análises, é possível examinar diversos pontos da empresa. Em geral, porém, o mais importante são as análises feitas a partir dos indicadores financeiros do negócio.
Por isso, tendo em vista a importância deste tema para uma boa administração de empresas, nossos especialistas prepararam um artigo sobre a análise de indicadores financeiros e como usar nas tomadas de decisões.
Acompanhe, então, a leitura deste artigo conosco. Temos dicas excelentes para o seu negócio!
Leia também: BPO de folha de pagamento em Joinville – SC: como a terceirização de folha de pagamento pode ajudar na redução de custos.
O que são os indicadores financeiros?
Os indicadores financeiros são análises para que se possa medir o desempenho especificamente do setor de finanças de uma empresa.
Todos os indicadores são obtidos a partir dos próprios demonstrativos que envolvem o setor financeiro, seja ao final de um ano fiscal ou em um período que os gestores e investidores considerarem necessário.
Os indicadores englobam a atividade da empresa, a estrutura de capital, a rentabilidade entregue no período e, claro, a lucratividade empresarial. Há ainda outros indicadores financeiros para além destes nomeados anteriormente, por se tratar de uma análise ampla e completa de toda a situação financeira do negócio.
Leia também: BPO Financeiro: 5 benefícios de se optar pela terceirização financeira para micros e pequenas empresas
Por que analisar os indicadores financeiros para a tomada de decisões
Como dissemos, então, a análise dos indicadores financeiros torna mais fácil a compreensão da situação empresarial e dá embasamento para que sejam tomadas decisões importantes para a organização.
Assim, o motivo é basicamente este: os gestores precisam de informações para fundamentar alguma conclusão sobre o empreendimento. Esta análise garante, então, uma certeza maior de qual rumo tomar para que se chegue a um objetivo estabelecido pelos líderes empresariais.
Leia também: Planejamento tributário para pequenas e médias empresas: dicas essenciais para o sucesso.
Quais são os principais indicadores financeiros para a tomada de decisões
Para que se possa responder efetivamente a esta questão é preciso saber quais são os objetivos dos gestores.
Se a intenção é, por exemplo, reduzir os custos do negócio, os indicadores devem ser observados seguindo um procedimento adequado. Se o objetivo for aumentar o estoque, outras formas de análise devem ser encontradas.
Por isso, a indicação é sempre contar com um especialista na área. Um bom profissional da contabilidade pode observar esses indicadores e compor uma análise voltada para o objetivo definido.
Aqui, no entanto, vamos falar sobre a análise de indicadores financeiros de forma geral, para que sejam utilizados nas tomadas de decisões dos gestores. Acompanhe conosco a seguir:
Margem Bruta
A margem bruta é a responsável por medir a rentabilidade do negócio em questão. É, então, a porcentagem de lucro obtido a cada venda ou prestação de serviço.
A análise deste indicador pode apontar uma questão muito procurada pelos gestores: a diferença de margem entre produtos e porquê elas funcionam assim.
Então, ao observar atentamente a margem bruta e estabelecer uma comparação entre os produtos, é possível chegar à conclusão de que é preciso rever a estratégia de venda. Para que se tenha um ticket médio maior, então, seria preciso ampliar as vendas no produto que dá a maior margem.
Porém, claro, essa decisão depende da estratégia a ser seguida pelos líderes. Se a intenção for movimentar o fluxo de caixa, talvez a melhor maneira seja ampliar o giro dos produtos com ticket menor.
Margem Operacional
Este indicador avalia o nível de eficiência operacional da organização. Em suma, a margem operacional calcula o quanto da receita líquida vem das atividades operacionais, ou seja, as atividades principais da empresa: a venda dos produtos, o marketing, a distribuição etc.
Para que se possa calcular a margem operacional é preciso dividir o lucro operacional pela receita líquida total de um período de atividade.
Assim, teremos o cálculo:
- Margem operacional = (lucro operacional / receita líquida) x 100
Índice de Endividamento
Este é um índice muito observado por investidores na hora de entenderem a situação de uma empresa. Aqui, todas as dívidas empresariais entram na conta e a partir disso é possível encontrar o quanto da empresa é regida por capital próprio e o quanto é financiado por outros atores.
Assim, caso haja um endividamento considerável, os juros dessa dívida podem ficar com uma parte grande da liquidez da empresa. Por isso, é um indicador muito importante.
Portanto, como vimos, os índices podem apresentar complexidades até mesmo a gestores experientes. Mesmo assim, a análise de indicadores financeiros é uma excelente ferramenta para a tomada de decisões.
Vale ressaltar que, sempre que possível, tenha a assessoria de bons profissionais para garantir um excelente andamento ao seu negócio!
Saiba que você pode contar com o apoio da equipe de especialistas da Mainhardt
Agora que você conhece os benefícios da análise de indicadores financeiros nas tomadas de decisões, saiba que você pode contar com o apoio da Mainhardt Contabilidade.
A Mainhardt Contabilidade é uma empresa com mais de 50 anos de atuação no mercado contábil. Por isso, entre em contato conosco e converse com nossa equipe! E, se você gostou deste artigo, visite nosso blog e conheça outros textos sobre temas importantes do mercado contábil.
Siga também a Mainhardt Contabilidade nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui!
Leia também: Negócio escalável: como superar os desafios do crescimento com velocidade e simplicidade?