Em meio aos desafios enfrentados por empreendedores de todos os ramos e portes está o desejo de conseguir fazer com que seus negócios cresçam com velocidade e simplicidade. Para conseguir executar este desafio, muitas estratégias são colocadas em prática.
Uma delas é considerada um grande aliado desse desejo comum entre empreendedores: o modelo de negócio escalável.
Se você é um empreendedor, com certeza já se deparou com o conceito de negócio escalável, mas você sabe exatamente o que significa essa expressão?
Neste artigo vamos explicar o que é um negócio escalável e sobre como você pode obter as ferramentas necessárias para superar os desafios do crescimento com velocidade e simplicidade.
Desejamos a você, então, uma boa leitura!
O que é um negócio escalável? Quais são suas características?
Um negócio escalável é um empreendimento que apresenta um crescimento exponencial sem que seja preciso aumentar os custos da organização na mesma proporção. É uma empresa, então, que consegue atingir um tamanho grande com pouco investimento, comparado a seu tamanho.
Hoje em dia, as empresas que conseguem estabelecer um negócio escalável estão majoritariamente na área da tecnologia. Isso porque é possível desenvolver um software e, conforme as pessoas aderem a ele, a empresa cresce de tamanho, sem que seja preciso investir muito mais no que já está construído.
Exemplos e características de negócios escaláveis
Um bom exemplo de como uma empresa pode se tornar escalável é imaginar uma loja física: para que se dê início a um empreendimento de venda de roupas, por exemplo, é preciso encontrar um lugar, comprar os produtos envolvidos nas negociações e fazer a contratação da equipe de funcionários.
Já um negócio escalável seria, por exemplo, um marketplace, como o Mercado Livre ou a Uber. Para gerar mais lucros a essas empresas não é necessário investir em mão de obra ou em um espaço maior. É preciso apenas que mais pessoas utilizem suas ferramentas.
Leia também: BPO Contábil em Blumenau-SC: conheça as possibilidades da Terceirização Contábil.
Vantagens envolvidas em um negócio escalável
Então, como é fácil imaginar, uma das principais vantagens de um negócio escalável é seu retorno financeiro significativo.
Mas não é apenas isso. Neste tópico vamos elencar os principais benefícios de um negócio deste tipo e por que tantos empreendedores buscam uma empresa do tipo. Acompanhe conosco abaixo!
Custos reduzidos
A manutenção de um negócio escalável é relativamente simples, já que, muitas vezes, o produto está localizado em um mesmo software. Por isso, a equipe necessária para que dê prosseguimento aos produtos envolvidos é também reduzida.
Valor de mercado
Quando uma empresa está apta a se tornar escalável, a chance de atrair investimentos e novos clientes é muito maior. Esse é o motivo de tantas startups estarem no radar de grandes investidores do mercado financeiro.
Possibilidade de expansão
Como dissemos, a expansão envolvida em um negócio escalável não está ligada a um investimento maior em torno do espaço, da matéria prima ou de funcionários. A expansão está ligada somente à possibilidade de crescimento da própria empresa, sua capacidade de angariar novos clientes e investidores.
Leia também: BPO de folha de pagamento em Joinville-SC: como a terceirização de folha de pagamento pode ajudar na redução de custos.
Como criar um negócio escalável?
Agora que você já compreendeu o que é um negócio escalável e quais são as vantagens presentes neste modelo de negócio, vamos falar efetivamente sobre como é possível criar um negócio deste tipo. Acompanhe conosco os tópicos abaixo:
1. Pesquisa de mercado
Para que se possa criar um negócio escalável, é preciso compreender muito bem o mercado em que se quer entrar.
Até porque nem todo mercado permite que haja um negócio escalável, até onde podemos saber. Isso, claro, até um empreendedor de sucesso enxergar o que ainda não foi visto.
2. Chegar a um bom modelo de negócios
A partir de um estudo aprofundado do mercado, você precisa chegar a um bom modelo de negócios. Isso é feito também, claro, com muito estudo.
Alguns exemplos famosos são os marketplace, que estão sendo muito adotados por consumidores de todo o mundo. É possível também que seja um infoproduto, um curso, por exemplo, pode ser um produto escalável.
3. Estratégia de Marketing
As estratégias de marketing de uma empresa ou de um produto escalável são fundamentais para que mais pessoas possam ter acesso ao serviço. Então, mãos à obra! Este passo é fundamental para o sucesso do seu negócio!
Leia também: Contabilidade para Indústrias em Blumenau-SC: como a Mainhardt pode ajudar seu negócio.
Saiba que você pode contar com o apoio da equipe de especialistas da Mainhardt
Agora que você conhece as características e alguns procedimentos envolvidos em um negócio escalável, saiba que, em qualquer situação, você pode contar com o apoio da Mainhardt Contabilidade.
A Mainhardt Contabilidade é uma empresa com mais de 50 anos de atuação no mercado contábil. Você pode contar com a gente para prestação de serviços de BPO Contábil, Fiscal e Folha de Pagamento, entre muitos outros serviços.
Por isso, entre em contato conosco e converse com nossa equipe! Se você gostou deste artigo, visite nosso blog e conheça outros textos sobre temas importantes do mercado contábil.
Siga também a Mainhardt Contabilidade nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui!
Leia também: Planejamento tributário para pequenas e médias empresas: dicas essenciais para o sucesso.