contas-a-pagar-e-receber

Contas a pagar e receber: 5 dicas para fazer um controle eficiente 

Uma das principais dificuldades de empresários e gestores brasileiros é a gestão financeira. Esse é um aspecto crucial para o sucesso empresarial, sobretudo num país em que cerca de 50% das empresas fecham em até três anos de sua abertura devido a problemas financeiros. 

Nesse contexto, o controle de contas a pagar e receber é fundamental para que se tenha assertividade nesse aspecto e se mantenha a saúde financeira da empresa. 

Esse controle de contas, permite que ao final do mês, a empresa tenha sempre o capital necessário para cumprir com todas as suas obrigações. 

Pensando em evitar que isso ocorra em sua empresa, preparamos esse artigo com 5 dicas para fazer um controle eficiente em sua empresa. 

Tenha uma boa leitura!

Contas a pagar e receber: entenda a importância desse controle

Ao gerir uma empresa, o fluxo de capital é constante, de um lado temos o fluxo de saída, fundamental para que a empresa esteja em dia com todas as suas obrigações.  E que possibilite o pleno funcionamento, incluindo contas como:  água e luz, até o pagamento de funcionários e fornecedores. 

Por outro lado, existe o fluxo de entrada ligado ao volume de vendas da empresa, tanto nas compras à vista, quanto nas compras a prazo. 

Isso significa que a quantidade de informações e dados trocados durante o cotidiano da empresa é grande. E por essa razão, o controle de contas a pagar e receber permite que a empresa evite consequências de uma má gestão nesse sentido. 

Para isso, é preciso bastante organização para que se evite o esquecimento do pagamento de contas importantes, colocando o futuro da empresa em risco. E também é preciso estar atento aos pagamento a receber, uma vez que a inadimplência dos clientes, também pode acarretar consequências financeiras importantes para o negócio.

Dessa maneira, é preciso que empresários e gestores tenham ao seu dispor, ferramentas que auxiliem nesse processo para que a empresa consiga alcançar um equilíbrio financeiro e comece a dar lucro. 

Assim, se o empresário deseja ter uma boa gestão financeira, o investimento no controle de contas a pagar e receber é algo que deve ser considerado. 

Por isso, confira a seguir algumas dicas importantes para esse controle. 

Continue a leitura: Índices de liquidez: tudo o que você precisa saber para gerenciar o seu negócio.

5 dicas para auxiliar no controle de contas a pagar e receber

Para que o controle de contas a pagar e receber funcione, existe uma série de dicas e ferramentas que, em conjunto, tornam o processo de controle financeiro mais eficiente, permitindo mais autonomia nesse sentido. 

Veja a seguir 5 dicas importantes para facilitar esse processo.

Separe contas da pessoa física e da pessoa jurídica

Um erro muito comum cometido por empresários é a não separação de contas de pessoa física e jurídica.

Ao misturar as contas, além do controle de entradas e saídas ser prejudicado, você também estará cometendo uma prática ilegal, pois os gastos da empresa precisam ser comprovados ao Fisco. 

Isso impede que sejam feitas análises do financeiro da empresa, e ainda pode fazer com que prejuízos passem despercebidos, o que pode trazer graves problemas no futuro. 

Por isso, para que o controle de contas a pagar e receber seja feito de forma correta, é indispensável que as contas da empresa estejam separadas do seu patrimônio pessoal. 

Tenha um controle do fluxo de caixa

Uma das ferramentas mais importantes para o controle de entradas e saídas de capital , é o controle do fluxo de caixa

Essa ferramenta consiste no registro de todos as entradas e saídas de capital de forma detida e restrita. Nesse contexto, você terá conhecimento de todos os seus gastos fixos e variáveis e também de todas as projeções de entrada de capital, facilitando o controle de inadimplência, por exemplo. 

Isso porque, o fluxo de caixa trabalha com a segmentação de todos os gastos empresariais, facilitando essa identificação. Além disso, também pode auxiliar no corte de gastos, visto que poderão ser observados pontos em que existem custos desnecessários. 

Utilize um planejamento financeiro

Outra forma de se realizar um controle de contas a pagar e receber é o planejamento financeiro. Isso faz com que o empresário tenha mais conhecimento a respeito do futuro do negócio e esteja mais preparado em relação a imprevistos. 

Essa ferramenta consiste na elaboração de um planejamento orçamentário, que tem elencados todos os gastos e estimativas de entradas nos próximos meses. 

Dessa forma, você estará adiantando em relação a suas obrigações financeiras e estará pronto para lidar com possíveis gastos extras ou problemas no recebimento de contas para os próximos meses.

Use sistema de gestão

Para que o controle financeiro funcione, a organização e a precisão são dois aspectos muito importantes de serem observados. Com isso, a utilização de sistemas de gestão pode evitar dores de cabeça. 

Isso porque esses sistemas são automatizados, e facilitam o monitoramento desse fluxo de capital. Logo, além de serem mais precisos, evitando erros humanos, também economizam no tempo gasto com a execução dessas rotinas. 

Conte com o BPO Financeiro da Mainhardt

Por fim, outra dica importante é a contratação do BPO Financeiro da Mainhardt Contabilidade

O BPO Financeiro nada mais é do que um serviço de terceirização das finanças da empresa. Nesse contexto, ao se utilizar deste serviço, você estará delegando a uma empresa de contabilidade especializada o gerenciamento de todas as rotinas desse setor. 

Ao contar com esse serviço realizado por profissionais, além de economizar custos e melhorar os processos da sua empresa, você estará investindo na saúde financeira futura do seu empreendimento. 

https://mainhardt.com.br/contabilidade/contato/

Conheça mais da Mainhardt Contabilidade!

Agora que você já sabe da importância do controle de contas a pagar e receber na sua empresa, conte com o auxílio da Mainhardt Contabilidade!

Somos uma empresa que busca sempre ter um relacionamento de qualidade com nossos clientes, oferecendo soluções para que seus resultados sejam potencializados. 

Uma de nossas especialidades é o BPO Financeiro, de modo a melhorar a sua rotina financeira empresarial e ajudando o seu negócio não apenas na gestão de contas, como também no oferecimento de relatórios gerenciais para que você possa tomar decisões mais embasadas.

Entre em contato e conheça nossas soluções!

Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog para ler mais sobre contabilidade e gestão, e nos siga nas redes sociais para conhecer mais da empresa.

Leia mais: BPO Contábil em SC: Por que contar com Mainhardt Contabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *