margem-de-contribuicao

Como calcular a margem de contribuição da sua empresa?

Um empreendedor que busque obter destaque no seu ramo de negócios precisa compreender com clareza o mercado que está inserido, analisar o perfil de sua concorrência e conhecer o comportamento de seus consumidores, correto?

Entretanto, muitas vezes a mesma atenção não é dada ao autoconhecimento empresarial, que é para o sucesso das estratégias de mercado traçadas. 

É preciso ter um conhecimento amplo da real situação financeira do negócio para ser possível avaliar se os projetos são economicamente viáveis. E uma das principais ferramentas para este fim é o cálculo da margem de contribuição.

Quer compreender como calcular a margem de contribuição da sua empresa? Continue a leitura!

O que é margem de contribuição?

A margem de contribuição da sua empresa é um indicador-chave extremamente útil para os negócios, pois permite compreender qual lacuna de valor existe entre o montante de capital arrecadado por meio de suas operações comerciais e a carga total das despesas gerais para manter sua empresa em operação.

Saber como calcular a margem de contribuição da sua empresa permite aferir de modo preciso quanto dinheiro resta em caixa após a empresa liquidar todos os seus débitos, sejam de origem financeira, fiscal ou tributária, direta ou indiretamente relacionados às atividades econômicas da empresa.

Para mensurar a margem de contribuição, é importante considerar os seguintes indicadores do negócio: 

  • Custos fixos: são recorrentes e não dependem do fluxo de produção;
  • Custos variáveis: alteram conforme o volume de produção;
  • Despesas fixas: de natureza administrativa, não são influenciadas por venda ou distribuição de produtos;
  • Despesas variáveis: oscilam na mesma proporção do volume de vendas.

Neste sentido,  pode-se dizer que a margem de contribuição é o demonstrativo do ganho bruto sobre as vendas. Dessa forma, este indicador auxilia na apuração de quanto a sua empresa deve vender para cobrir os gastos gerais.

Quais os tipos de contribuição a serem avaliados? 

Entretanto, existem modelos distintos de cálculo de contribuição da sua empresa, eles apuram métricas distintas entre si, que impactarão nos tipos de dados gerados ao fim. 

Devem ser escolhidos conforme a contribuição que oferecem para os objetivos que a gestão busca atingir. São eles: 

  • Margem de contribuição unitária:  apura os resultados de venda de modo isolado, indicando o faturamento produzido por cada produto ou serviço individualmente.
  • Margem de contribuição total: este indicador avalia o montante geral de arrecadação das vendas da empresa, realizando um somatório de todos os gêneros de produtos e serviços comercializados.

O objetivo destes indicadores é tornar claro para a gestão quais as operações comerciais geram mais lucratividade, se há alguma pouco rentável – ou mesmo que produz saldo negativo – e, por fim, se o negócio em geral é lucrativo. 

Ainda, as informações produzidas pelo cálculo da margem de contribuição gera uma base de dados sólida para alimentar planos estratégicos para o mercado, como campanhas de marketing, ações de vendas, promoções, ou mesmo nortear se o momento do empreendedor é propício para investimentos ou demanda poupar recursos. 

Como calcular a margem de contribuição de um negócio?

Após compreender os diferentes elementos a serem considerados no cálculo da margem de contribuição a quais objetivos se está atendendo, a fórmula para o cálculo em si é bastante simples. Ela utiliza o valor das vendas com base para a equação, da seguinte forma: 

  • Margem de contribuição = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis).

Neste cálculo, o valor das vendas representa o preço pago pelo consumidor final. 

Quando utilizar a margem de contribuição pode ser útil para sua empresa?

Além de indicar a rentabilidade do negócio, o cálculo da margem de contribuição pode, ainda, ser útil para diversos outros momentos da empresa, como 

  • Determinar o ponto de equilíbrio;
  • Estabelecer estratégias de venda;
  • Obter uma precificação mais assertiva;
  • Realizar projeções de desempenho;
  • Planejar operações de modo mais econômico;
  • Dentre outros.
https://mainhardt.com.br/contabilidade/contato/

Conte com o suporte da Mainhardt!

Somos uma contabilidade localizada em Santa Catarina, atuantes no mercado contábil há mais de 50 anos. Consolidamos vasta experiência na gestão financeira de empresas dos mais diversos segmentos, em todos os portes. 

Conto com o suporte de nossos consultores especializados para cuidar do cálculo da margem de contribuição da sua empresa e lhe entregar a melhor base de dados para você planejar as ações de fortalecimento das atividades centrais de sua empresa.

Entre em contato e conheça nossos serviços! Gostou deste conteúdo? Leia mais em nosso blog e em nossas redes sociais!

Continue a leitura: Índices de liquidez: tudo o que você precisa saber para gerenciar o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *